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A Importância das Fibras na Alimentação

As fibras desempenham um papel muito importante para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, para a saúde. Desta maneira, devemos incluir esse tipo de alimento no dia a dia. Segundo a nutricionista Maria Fernanda N. Villagelin Martin a recomendação de ingestão de fibras é de 25 a 30 gramas/dia. (equivalente a duas colheres de sopa de Farelo de Aveia, por exemplo, combinado com alimentos integrais, legumes, verduras e frutas).

Uma boa forma de consumir as fibras é acrescentá-las na salada, iogurte, sopas, arroz com feijão, entre outros. Substituir o pão branco pelo integral, incluir cereais matinais em seu café da manhã, trocar o arroz e macarrão branco pelos integrais, consumir mais frutas, verduras e legumes ao longo do dia também são bons exemplos.

Fica a dica – As fibras só desempenham suas funções, com o auxílio da água, portanto é indispensável que a ingestão de líquidos fique em torno de 1,5 – 2 litros por dia, para evitar prisão de ventre e gases.

Faz bem saber! Benefícios das fibras

O consumo de fibras diariamente traz uma série de benefícios para nossa saúde, confira :

Reduz o colesterol total Ajuda a controlar a glicemia Bom funcionamento intestinal Previne o aparecimento de câncer intestinal Proporciona sensação de saciedade Auxilia a controlar o peso

“Dietas ricas em fibras auxiliam a perda de peso, pois induzem – devido à saciedade que proporciona – a uma menor ingestão de alimentos e calorias durante o dia, combatendo a obesidade”, explica a nutricionista.

Fontes de Fibras

Frutas (bagaço, casca), Legumes e Verduras Farelo de Aveia, Aveia em Flocos, Farinha de Linhaça, Chia,Quinua (Grãos e Flocos), Amaranto em Flocos, Granola, Farinha de Banana Verde, Farinha de Maracujá, Psyllium, etc.

Para desfrutar de todos os benefícios que as fibras podem proporcionar a saúde, varie seu cardápio diariamente e pratique atividade física regular. Em caso de dúvidas, consulte sempre uma nutricionista.

Fonte: Maria Fernanda N. Villagelin Martin / CRN3 14062

Fonte: http://www.nutricaopraticaesaudavel.com.br

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