Login

 

Bolo de Fubá com calda de Maracujá

Ingredientes:

Bolo:
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de fubá
1 colher (sopa) de fermento em pó cheia
1 pitada de sal
4 ovos grandes
1 ½ xícaras de açúcar cristal
¾ xícara (180ml) de óleo de canola
1 xícara (240ml) de leite fervendo

Calda:
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
1-2 colheres (sopa) de suco de maracujá

Modo de Preparo:
Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central com capacidade para 12 xícaras de massa (a que usei comporta 10 xícaras e tive que assar a sobra de massa em uma forminha pequena com capacidade para 1 xícara de massa).
Em uma tigela média, peneire a farinha, o fubá, o fermento e o sal.
Numa tigela grande, coloque os ovos e bata com batedeira rapidamente. Junte o açúcar aos poucos e bata até formar um creme fofo e esbranquiçado. Vá adicionando o óleo aos poucos, sempre batendo. Desligue a batedeira e peneire os ingredientes secos mais uma vez sobre a gemada. Misture delicadamente. Coloque o leite quente e termine de misturar. Vai ficar uma massa bem líquida. Despeje na forma e dê tapinhas no fundo da forma para tirar bolhas de ar na massa. Leve ao forno e asse por cerca de 50 minutos ou até o bolo crescer e dourar (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 10 minutos, e então desenforme com cuidado sobre a gradinha. Deixe esfriar.

Calda: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha. Junte o suco e misture até obter a consistência desejada. Despeje sobre o bolo já frio.

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *